#GWC | Saúde e Bem Estar

|- Alimentação Saudável 



A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.

|- Aprovadíssimo 
Especialmente no inverno é uma ótima pedida e quando a preparação trás benefícios à saúde. 
|- Benefícios do feijão 

Ele é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9, é rico em proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio), faz bem para o intestino, melhora o sistema nervoso e ajuda a crescer.

|- Flora Intestinal


Balanceada para pele saudável. Quando as “bactérias boas” estão em desvantagem, pode haver crescimento de bactérias ruins e fungos que gerarão toxinas. As toxinas presas no intestino aumentam a celulite e acne. 
|- Fibras 

As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso.
|- Organização Mundial da Saúde, mostram que 85% da população vai viver, pelo menos uma vez na vida, com dores nas costas. 
|- O hábito de ingerir alimentos saudáveis e equilibrados ao organismo é essencial para atingir o bem-estar 


|- Equilíbrio Alimentar 


A dinâmica da sociedade moderna, além de problemas psicológicos como depressão e estresse, acarreta também em contrapartida, problemas físico-orgânicos, que estão estritamente ligados a má qualidade da alimentação que ingerimos no dia-a-dia. 

Hoje, é de fundamental importância o conhecimento das propriedades minerais e vitamínicos dos alimentos, evitando dessa forma a ingestão desorganizada de nutrientes e restaurando o equilíbrio do organismo.


|- Comida Típica 

Quando você pensa em comida típica brasileira, lembra logo de quê? Provavelmente, do tradicional feijão com arroz. A receita remonta ao tempo dos índios, depois dos escravos e permanece em alta até hoje. Do ponto de vista nutricional, a combinação é completa e traz mais benefícios à saúde junta do que separada. Isso porque, quando a pessoa consome uma leguminosa como o feijão com um cereal, no caso o arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais. 

O arroz é rico em uma proteína chamada lisina, enquanto o feijão contém muita metionina. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas. Além disso, o arroz oferece carboidratos, vitaminas e minerais 

|- Benefícios do arroz

Ele é rico em vitaminas do complexo B, reduz o colesterol ruim, tem menos de 1% de gordura, faz bem ao coração e a outros músculos, melhora a pele, o sistema nervoso e o aparelho digestivo, contribui para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas e é bom para os olhos .

|- Vitaminas em Comprimidos
A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer. 




|- Hábitos Alimentares 

Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor se forem adotados ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijão.



|- IMC 

Dizer que um IMC a partir de 30 significa obesidade é suficiente? Nessa população vai ter obeso de verdade, mas também uma população com boa condição física, com muita massa magra. Não dá para colocar o IMC como grande definidor de prognóstico dos pacientes. Cada situação deve ser avaliada como tal.
|- Carência Nutritiva
Os meios de comunicações de massa vivem noticiando em que pé anda a carência nutritiva da população mundial, enfatizando que: " Dois bilhões dos quase seis bilhões de habitantes no planeta têm deficiência de uma ou mais vitaminas, e mais, a maioria dessa gente está no Terceiro Mundo e, no prato dos pobres, não faltam apenas vitaminas - falta comida mesmo, com todo tipo de nutriente. Mas o fato é que outro bilhão da população padece da chamada fome oculta, são aquelas pessoas, que apesar de terem uma mesa farta, seu organismo funciona aos trancos e barrancos por falta de vitamina. E essa falta não é sentida pela sensação de estômago vazio. Por isso ser a fome oculta". 

|- Saladas

Um prato que não pode faltar, quando se segue uma dieta equilibrada, é o de saladas. Tratando-se do assunto, dieta é rotina na vida de muita gente, principalmente quando é necessário atingir um objetivo relacionado à saúde.
E não é novidade que verduras e legumes são a base de uma salada nutritiva, porém, não são ingredientes apreciados por todos, o que pode ocasionar dificuldade para seguir regularmente uma alimentação balanceada.
Mas será que é possível deixar a sua salada mais atrativa e gostosa sem perder seus benefícios nutricionais? A resposta é sim. O ideal é incluir molhos à base de suco de frutas, azeites e ervas, e utilizar outros artifícios como mesclar uso de folhas, dividindo a composição entre folhas suaves e amargas. Também vale incluir frutas, frutos secos, oleaginosas (nozes, castanhas) e fontes de proteína, que ajudam a aumentar a aceitação dos pratos.
Outro fator importante é utilizar ao menos um alimento de cada grupo alimentar. Entre os grupos temos:
Carboidratos (pães, batata, mandioca, cará, inhame, mandioquinha, milho);
Proteína de origem animal (frango desfiado, peito de peru, atum, sardinha, ovo cozido, queijo magro ou ricota);
Leguminosas ou proteínas de origem vegetal (lentilha, ervilha partida, grão-de-bico);
Legumes (brócolis cozido, cenoura, beterraba, palmito, pepino, tomate)
Gorduras (óleos e azeites)
O ideal é que todas as refeições sejam equilibradas nutricionalmente, e quando as saladas são o único prato da refeição, devem ser compostas em quantidade e diversidade balanceadas. Para isso, a composição adequada deve conter ao menos um alimento de cada grupo, sendo eles carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e minerais.
Para entender melhor, uma salada de batata não é uma refeição equilibrada, devido à quantidade de carboidrato presente neste alimento. Contudo, se o prato for composto por agrião, alface, iscas de peito de frango, cenoura ralada, milho, ervilha partida, tomate e cebola, regados a azeite extra virgem, pode se tornar uma refeição completa. 
Combine alimentos de cada um dos grupos e monte seu próprio cardápio. Faça pratos coloridos, compre produtos da safra (melhor qualidade, maior disponibilidade e melhor preço), varie as folhas utilizadas, evite monotonia alimentar. Além disso, você também pode incluir saladas em lanches para que se tornem mais nutritivos.

Tipos de Vitaminas


Vitamina A - Vitamina A, também chamada "a vitamina da vista". Foi descoberta pelos gregos, há mais de 2000 anos, apesar de não identificá-las e nem mesmo dar um nome. " Os antigos gregos observaram que, comendo certos alimentos ricos em gorduras e vitamina A, tais como fígado de frango e óleos, curavam uma deficiência da visão ao escurecer ( cegueira noturna)". Também, os gregos foram os primeiros a perceberem os efeitos colaterais decorrentes de dosagens muito elevadas dessa vitamina, "o efeito tóxico poderia aparecer, tanto em crianças como em adultos (. . .) a hiper-vitaminose A , revelou-se a causa da irritabilidade, ossos entumescidos e inflamados, perda de peso, pele seca e coceiras. E, adultos os sintomas podem incluir náuseas, dores de cabeça, sonolência, perda de cálcio dos ossos".
O avanço nos estudos realizados sobre a vitamina A, revelam outros benefícios possíveis causados por essa substância, como no combate de algumas formas de câncer, por suas propriedades cancerígenas, por seus efeitos imunológicos e por ajudar na renovação da pele envelhecida, quando, uma outra provitamina se transforma em vitamina D, em decorrência da exposição da pele aos raios do sol ou aos da luz ultra violeta artificial.
Todas as vitaminas são produzidas nas folhas verdes e raízes das plantas pelo processo de fotossíntese. Participam dessa síntese das vitaminas a energia solar com o dióxido de carbono, água e minerais do solo. Na verdade não existe a vitamina A propriamente dita, o que acontece é que as plantas produzem o caroteno, uma provitamina, cujos os pigmentos amarelo e alaranjados dão cor aos vegetais e frutas ( cenouras, melão, pêssego etc.); podem ser encontrados nos vegetais de cor verde. O caroteno e transformado em vitamina A nas paredes dos intestinos e no fígado.
No Brasil o consumo de vitamina A deixa muito a desejar. Dados publicados pela Organização Mundial da Saúde, confirmam, que em "matéria de falta de vitamina A, nós empatamos com os haitianos no primeiro lugar. Em certas regiões brasileiras, metade da população tem menos dessa vitamina do que seria adequado", ocasionando todos os males decorrentes da falta dessa substância, principalmente a cegueira noturna. No entanto, o contraditório deste fato, é que, no Norte e Nordeste, regiões onde o problema é mais agravante, existem frutas típicas com alto teor dessas substâncias.
Vitamina D - Essa vitamina faz parte de um grupo de vitaminas( D1,D2,D3 ), todas são vitais para manutenção e controle do cálcio e do fósforo no organismo. Essa vitamina pode ser produzida na pele, devido a ação dos raios ultravioleta do sol, onde se acha uma provitamina D, o ergocalciferol ou vitamina B2; também existe o colecalciferol ou vitamina b3. As duas formas da vitamina D podem ser obtidas na alimentação, apesar de não se encontrar em grande quantidade. No entanto, "não há necessidade absoluta de ingerir nauseantes óleos de peixe para obter a vitamina D. A fim de consegui-la, basta expor às radiações ultravioleta naturais ou artificiais".
A deficiência dessa vitamina no organismo provoca o raquitismo, caracterizada por mineralização defeituosa dos ossos, geralmente ocorre em crianças na fase de crescimento. Nesse casso o leite pode ser uma das fontes principais para se obter a vitamina D , que é fundamental no metabolismo do cálcio.
Outros benefícios da vitamina D foram divulgados recentemente, tais como prevenção e tratamento dos cânceres de cólon, reto e de mama, na proteção contra doenças infecciosas e seu tratamento e contra o envelhecimento.
Vitamina E - É Conhecido no grupo das vitaminas E, três tipos: alfa, beta e gama tocoferóis. Sua função específica é garantir a normalidade da esterilidade e do metabolismo muscular. Sua deficiência causa a esterilidade. No macho, verifica-se a degeneração do epitélio germinativo testicular ( azoospermia ). Na fêmea, o embrião desenvolve-se por alguns dias, depois se atrofia, morre e é reabsorvido com a própria placenta.
Apesar dos estudos realizados, pouco se sabe sobre o mecanismo bioquímico da vitamina E. Existem hipóteses a respeito de sua função, tais como: interfere nos fenômenos de oxidação e como transportador de hidrogênio. No entanto, nada pode ser afirmado sobre os sintomas decorrentes da carência dessa vitamina, apesar de sua importância na reprodução de algumas espécies animais, a partir do qual, a substância recebeu o nome de tocoferol. Porém, o fato observado, não nos permite recomendar qualquer dose profilática ou terapêutica à espécie humana.
Todavia, uma parte dos especialistas recomendam variadas dosagens de vitamina E. Os benefícios são vários: Protege contra distúrbios neurológicos, estimula o sistema imunológico, protege contra doenças cardiovasculares etc.
Vitamina K - A vitamina K é caracterizada por um grupo de vitaminas (K1,K2K3). Sua função específica é assegurar a coagulação do sangue. O símbolo K vem da palavra alemã "Koagulatio", graças à sua ação hemorrágica. Além dessa função biológica, a vitamina K participa no processo de mineralização óssea, facilitando a cicatrização normal de ossos e fraturas.
Sintomas decorrentes da deficiência da vitamina K no organismo é incomum, devido a grande quantidade dessa substância encontrada nos alimentos e as que são sintetizadas pelas bactérias do intestino humano.
As vitaminas hiposolúveis, são àquelas transportadas no meio aquoso de tecidos e células. Pôr causa da sua solubilidade em água, essas vitaminas são armazenadas no organismo em, apreciável quantidade, sendo normalmente eliminada pela urina. Assim, as vitaminas solúveis em água devem ser ingeridas na alimentação diária ou, no mínimo, dentro de intervalos de poucos dias. As vitaminas solúveis em água são as vitamina C ( ácido ascórbico) e chamadas de complexo B ( B1,B2, B6, folacina, ácido pantomímico e B12). Estas vitaminas agem como parte de coenzimas.
Vitamina B1- A vitamina B1 é indispensável à saúde do sistema nervoso, e como fator do crescimento normal, da regularidade e a manutenção do apetite. É antiberibérica e antineurítica. A absorção dessa substância dá-se pelos intestinos delgado e grosso, para logo em seguida passa pelo fígado e coração( órgãos mais ricos em tiamina) , mas também pelos , cérebro, glândulas supra-renais, baço, pulmão e para os músculos, onde se encontra metade da tiamina do organismo.
Foi observado que a falta dessa vitamina no organismo causa a diminuição da memória, falta de atenção, fraqueza muscular, redução da capacidade mental. Esses sintomas aparecem mais visivelmente nos alcoólatras, pois o álcool é um grande destruidor da vitamina B1.
Vitamina B2 - A vitamina B2 é um componente termoestável do complexo B, indispensável à normalidade das funções orgânicas. Como preventiva (pelagra), intervém nos fenômenos metabólicos, tem função de coenzima intervindo na oxidação das células, participa no processo de crescimento, atua na regeneração sangüínea, , no fígado, no trabalho cardíaco e no aparelho ocular.
A carência dessa substância ( riboflavina ), acarreta perda de apetite até distúrbios mais graves. Nos seres humanos causam perturbações digestivas, afecções da pele, inflamação da córnea , do olho e catarata.
Em matéria publicada na revista Superinteressante, sobre os valores nutricionais da alimentação do brasileiro, foi confirmado que no nosso dia-a-dia as refeições são desvitaminadas, por exemplo, o trigo que seria a maior fonte de vitaminas B1 1 B2, no Brasil esses índices estão abaixo das tabelas nutricionais, isso porque as pessoas preferem o trigo branco, que é puro amido. Devido a este fato, a MacDolnald’s, maior rede de fast-food do mundo, passou a exigir da Interbakers, empresa que fornecia os pães para hambúrgueres, que inclui-se o complexo B no trigo. Visto que os sanduíches da MacDolnad’s possuía a mesma qualidade em qualquer ponto do mundo. Hoje, afirma Regina Helena Braga, ligada a empresa Interbakers, o pão de um Bic Mac fornece mais de 60% das necessidades diárias de nutrientes.
Vitamina B5 - A vitamina B5 ( tiacina ), que também é chamada de ácido nicotínico , é uma vitamina antipelagrosa. Essa vitamina participa nos mecanismos de oxidação celular, intervém no aproveitamento normal dos prótides pelo organismo; influencia o metabolismo do enxofre; ativa o mecanismo dos glucídios.
A carência dessa substância provoca o aparecimento da pelagra, uma avitaminose caracterizada por eritema das partes descobertas, perturbações digestivas, nervosas e mentais.
A vitamina B6 chama-se também piridoxina e adermina. É solúvel em água, estável aos álcalis e aos ácidos, resistente ao calor, mas decompõe-se rapidamente à luz ultravioleta. Encontra-se, na natureza, livre ou combinada com substâncias protéicas ( lêvedo de cerveja, cereais integrais, os legumes, os vegetais verdes, o leite). Sua deficiência produz pelagra.
A vitamina C é também conhecida sob o nome de ácido ascórbico. É uma vitamina hidrossolúvel, termolábil. Previne o escorbuto, facilita a circulação sangüínea, favorece a boa dentição. Outras funções da vitamina C, está na defesa contra infecções, protege o sistema vascular, colabora com o ferro na formação da hemoglobina, auxilia a função glandular (supra-renal), no desenvolvimentos dos ossos, no tecido conjuntivo, nas cicatrizações das feridas.
A vitamina C faz parte de um trio de vitaminas indispensáveis para combater um mal que persegue as pessoas os radicais livres. Numa matéria da revista Superinteressante, especialistas em medicina ortomolecular, comprovam que de 2% a 5% do oxigênio que nos respiramos se transforma em radicais livres. Esse elementos reagem com tudo que encontram no organismo, roubando um elétron, que também se transforma em um radical livre. Os radicais livres participam de reações que levam o colesterol a se acumular nas artérias. E as únicas vitaminas capaz de combater essa cadeia destruidora são: a vitamina E, a vitamina C e o beta- caroteno, a matéria- prima da vitamina A.

|- A Fome Oculta
A síndrome da fome oculta ocorre pela perda de nutrientes armazenados no organismo, perda essa causada pela má alimentação dos indivíduos. Não há sintoma no primeiro estágio, pois a síndrome não compromete o rendimento corpóreo. Posteriormente começam a aparecer sintomas como contração dos músculos, câimbras, irritação, fraqueza, exaustão, cansaço, sangramento vaginal, queda de cabelo e outros.
A síndrome se manifesta principalmente em pessoas que fazem dietas alimentares rigorosas, em pessoas que fazem exercícios físicos e em obesos. Tais pessoas cortam consideravelmente algum grupo alimentar com a intenção de perder peso provocando, assim, a carência de determinados nutrientes. De difícil diagnóstico, a síndrome da fome oculta é bastante confundida com outros transtornos alimentares como compulsão alimentar (já que o indivíduo come e ainda sente necessidade de comer), anorexia e desnutrição, já que os alimentos consumidos não possuem quantidade necessária de vitaminas e sais minerais.

As pessoas que se alimentam fora de casa ou aquelas que não conseguem preparar alimentos naturais e saudáveis por falta de tempo precisam dar preferência a restaurantes self service, pois é possível escolher alimentos assados, cozidos e in-natura, evitando frituras e alimentos congelados.
A síndrome da fome oculta provoca problemas no sistema imunitário e no desenvolvimento do indivíduo, fazendo com que, nesse período o indivíduo permaneça frágil quanto à ação de vírus, bactérias e outros.

 By Rafaela Bittencourt 

COMO TURBINAR A FAXINA NO ORGANISMO - 2014As festas já passaram e aquela "culpa" de quem extrapolou na comida, dieta e/ou bebida começa a se sentir um pouco desconfortável. Com o Verão, a cada dia mais quente, não há hora melhor do que comer alimentos mais leves que ajudam a desintoxicar o organismo.

O programa de desintoxicação consiste em “fazer uma faxina interna no organismo”, eliminando da alimentação produtos industrializados, bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, frituras – que quanto mais consumidas ao longo da vida mais toxinas acumuladas no organismo.
Dependendo do estilo de vida de cada um, o programa de desintoxicação pode ser feito em várias etapas. Alguns alimentos são tirados da alimentação com cautela para que não haja uma mudança brusca nos hábitos alimentares do paciente, como no caso do café, que pode causar fortes dores de cabeça se tirado do dia para noite da dieta. Quem pretende desintoxicar o organismo deve beber bastante água (2 litros por dia), para que as toxinas consigam sair do corpo por meio do suor e da urina. Fazer sauna também potencializa o processo de limpeza do organismo estimulando a saída de toxinas pelo suor.
No programa de desintoxicação o consumo de verduras e legumes orgânicos são fundamentais, livrando nosso organismo de agrotóxicos que são muito prejudiciais a nossa saúde. Aqui na nossa cidade já podemos encontrar em vários estabelecimentos alimentos orgânicos.
Outro item indispensável na dieta é a inclusão de peixes, principalmente a sardinha, o salmão e o atum que são ricos em Ômega 3.
O frango entra desde que seja livre de antibióticos.

O que pode e o que não pode
Sinal verde!

• Limão
• Chá verde (ou chá branco)
• Água (2 litros por dia)
• Folhas verdes (brócolis, couve, rúcula, chicória)
• Semente de linhaça
• Amêndoa, nozes e castanha-do-pará
• Azeite de oliva extravirgem
. Frutas

Sinal vermelho!

Direta ou indiretamente, estes alimentos contribuem para o acúmulo de toxinas no organismo. Por isso, ficam proibidos no período em que estiver querendo desintoxicar o organismo.

• Refrigerante
• Doce e açúcar branco
• Adoçante artificial
• Café e chá-preto em excesso
• Carne vermelha e embutidos (bacon, linguiça, salame)
• Fritura e margarina com gordura trans

Receitas de sucos diuréticos que ajudam a combater a retenção de líquidos:

Suco de melancia com salsão 

- 1 fatia de melancia 
- 3 talos de salsão cortados em pedaços 

Preparo

Bata tudo no liquidificador e tome imediatamente. 

Rendimento 

1 copo grande


Suco de pêra com melão

Ingredientes 
- 1 pêra 

- 1 fatia grossa de melão 

- 1 ramo de salsa 

- 1 colher (de cafezinho) de gengibre em pó (ou 1 fatia ralada) 

- 100 ml de água gelada 

Preparo 

Bata tudo no liquidificador e tome imediatamente. 

Rendimento 

1 copo

Suco de coco

Ingredientes 

- 1 copo (200 ml) de água-de-coco 

- ½ pepino pequeno 

- ½ cenoura 

- ½ maçã 

Preparo 

Bata tudo no liquidificador e tome imediatamente. 

Rendimento 

1 copo 

Essas são algumas dicas que de forma geral ajudam a fazer uma limpeza no organismo; que muitas vezes pode estar sobrecarregado com a ingestão excessiva de alimentos prejudiciais como refrigerantes, frituras, consumo excessivo de carnes vermelhas e alimentos industrializados.
O mais indicado é fazer uma consulta personalizada com nutricionista que irá preparar um programa individualizado atendendo as necessidades particulares de cada paciente. Aproveite o verão e consuma frutas e legumes frescos e bonitos.
Alguns tratamentos estéticos também ajudam dar aquela desintoxicada no metabolismo. O tratamento DETOX, é um procedimento onde o cliente é colocado em uma cápsula que aquece o corpo e emite raios infravermelho e em seguida é realizada uma massagem que mescla movimentos de drenagem, modelagem e é finalizada com pontos de relaxamento. O infravermelho tem a função de acelerar o metabolismo, onde ocorrerá a melhora da circulação sanguínea, promovendo renovação celular, eliminação de toxinas, metais pesados e ainda ajuda a reduzir celulite,gordura localizada e acelera o emagrecimento, provocando o aumento do metabolismo e queimando as moléculas de gordura. 
O aparelho age de forma sistêmica, melhorando a hidratação e elasticidade da pele.
Indicações:
O tratamento DETOX faz uma faxina geral no organismo,eliminando toxinas,e além disto, acelera o metabolismo, reduz a celulite e a gordura localizada, promove a melhora do fluxo sanguíneo e da redução de medidas e promove o relaxamento muscular. O tratamento é indolor.
Continuem enviando e-mail com sugestões de assuntos para gwc@gwc.com.br, com a participação dos leitores nosso Blog|Site fica cada dia mais dinâmico e interessante.

Polêmica do Quiabo 

ÁGUA COM QUIABO NÃO CURA DIABETES

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) emitiu um alerta sobre uma suposta cura para o diabetes, doença que, somente no Brasil, mata quatro vezes mais que a Aids. 


A entidade declarou que vê com grande preocupação e grande potencial maléfico a divulgação por grandes veículos de comunicação de formas “alternativas” de tratamento sem qualquer base científica.

A preocupação surgiu depois que um grupo de estudantes ganhou visibilidade com um experimento que seria uma alternativa natural ao tratamento convencional de diabetes. 
Exibida em um programa de televisão, a invenção promete ajudar na diminuição dos níveis glicêmicos com apenas uma mistura de quiabo com água. Por conta da iniciativa, os adolescentes levaram um prêmio de R$ 30 mil. 
A repercussão preocupante veio em seguida. Mesmo com o apresentador ressaltando que a experiência era apenas um começo e não havia evidências científicas por trás da pesquisa, começou a circular na internet postagens afirmando que as medicações para controlar o diabetes podiam ser substituídas pela água com quiabo. 
Em uma página do Facebook , foi compartilhada mais de 300 mil vezes a receita de como fazer o “medicamento”: ”corte as pontas e o fundo de dois quiabos, coloque em um copo com água e deixe dormir, no outro dia retire os quiabos e tome a água. Diabete vai sumir e suas injeções nunca mais…Tudo foi Deus…Quem criou [sic]. Testado em seres humanos, os resultados, segundo o Caldeirão, foram, assim, milagrosos! Uma voluntária disse que a glicemia baixou de 300 para 150. Outro, que caiu de 195 para 94 (…)”. 
O trabalho dos estudantes derivou de uma pesquisa recente da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) segundo a qual uma população de camundongos foi alimentada, por um determinado período, com farinha de quiabo. Nesse intervalo, observou-se uma melhora dos níveis de glicemia destes animais. Desde 2012, os jovens começaram a pesquisar os efeitos do vegetal no organismo e com ajuda da professora de química adaptaram a farinha do quiabo pela baba do alimento misturada com água. Eles conseguiram oito voluntários para participar da pesquisa e acompanharam o processo de perto por mais de três meses. Os indivíduos tinham que medir a glicemia todos os dias e fazer exames laboratoriais a cada mês. O resultado foi que os índices glicêmicos de todos os participantes diminuíram, mas nenhum deles deixou de tomar remédio enquanto participava do teste. O médico Walter Minicucci, presidente da SBD, apesar de aprovar a iniciativa dos estudantes mineiros em prol da população diabética, esclarece que não é possível largar os medicamentos e a insulina por água e quiabo.
 “É elogiável o esforço dos meninos e da professora, mas do ponto de vista de experiência científica ainda falta muita coisa. Nós ficamos preocupados com a repercussão, por isso não dá para sair dizendo para as pessoas que tomando isso elas estarão curadas. É preciso comparar, fazer testes com uma amostragem maior. Por mais que apareçam indivíduos dizendo que os níveis diminuíram, tem aquela história na medicina chamada efeito placebo. Para se chegar a uma conclusão, são necessários inúmeros testes e que durem anos”, explica. Há um motivo para esse vegetal em específico ter aparecido como uma opção de tratamento. É preciso lembrar que o quiabo é um alimento com alto teor fibras. 
“Uma dieta rica em fibras diminui a absorção de carboidratos, assim os níveis glicêmicos sobem menos. Além disso, ingerir fibras dá aquela sensação de saciedade, logo, você não fica com tanta fome”, afirma o especialista. Por volta de 2006, segundo o endocrinologista, foi a batata yakon que ganhou a fama de benéfica aos diabéticos pelo mesmo motivo. Mesmo com tais benefícios, ele ressalta que não dá para substituir a medicação somente por essa dieta. “Se a pessoa quiser usar, aparentemente não há nenhum efeito nocivo, mas por favor, não deixe de usar os medicamentos e faça a medição da glicemia regularmente. O que realmente dá resultado é uma alimentação balanceada, perder peso e fazer algum exercício físico três vezes por semana”. 
Então cuidado com os doces a mais durante o seu dia e sua vida. Fica a dica! 
Eu Resolvi trazer essa matéria de Juliana Conte  do site drauziovarella.com.br, porque achei de suma importância essas informações e nós temos o compromisso de ajudar a plantar ideias novas e consciente, inclusive visitar seu médico regularmente e realizar exames periodicamente!


Alzheimer



TRATAR DO Alzheimer QUANDO É MAIS IMPORTANTE

Talvez o segredo para melhorar o funcionamento do cérebro de quem sofre de doença de Alzheimer não seja o medicamento mais eficaz, mas sim o modo de usá-lo. Como é difícil perceber a doença no seu início, o tratamento medicamentoso costuma começar depois que já houve dano cerebral. Três grandes estudos tetam possíveis remédios para a doença de Alzheimer de um modo novo: tratando quem tem risco elevado anos antes que os sintomas se manifestem. Num estudo, a substância solanezumabe foi a primeira a demostrar que podia realmente retardar o avanço da doença. O efeito foi pequeno, mas pode ser bem mais significativo se o medicamento for usado mais cedo. Isso é muito importante, pois o desafio será reconhecer a doença com antecedência suficiente para usar o substância.

Fases do Alzheimer

Uma vacina que poderá ser usada no tratamento da doença de Alzheimer foi testada com sucesso na Suécia. Segundo estudo do Instituto sueco Karolinska publicado no periódico médico Lancet Neurology, a vacina CAD106 conseguiu fortalecer o sistema imunológico, levando o próprio organismo a destruir as proteínas causadoras da doença.
A doença de Alzheimer é uma demência neurológica complexa. De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), a demência é a epidemia de saúde que mais cresce nos tempos atuais. A hipótese prevalente sobre suas causas envolve a APP (proteína precursora de amiloide), uma proteína da membrana exterior das células nervosas. Em vez de ser quebrada, essa proteína acaba por formar uma substância danosa chamada beta-amiloide, que se acumula como plaquetas e mata as células do cérebro.
Vacina contra Alzheimer com bons resultados em ensaio clínico
Atualmente, não existe cura para o Alzheimer, e os remédios em uso apenas atenuam os sintomas. Na busca por uma cura, cientistas estão seguindo diversas vias de ataque - entre as quais a vacinação é a maior aposta. O primeiro estudo de vacinação em humanos, feito há quase uma década, demonstrou efeitos adversos em demasia e foi descontinuado. A vacina usada nesse estudo ativava determinadas células brancas do sangue (células-T), que começaram a atacar o próprio tecido cerebral.
Solidão dobra risco de Alzheimer, diz pesquisa
Pesquisa - O novo tratamento, no entanto, envolve imunização ativa, usando um tipo de vacina desenvolvida para acionar o sistema de defesa do organismo contra os beta-amiloides. Nesse teste, a vacina foi modificada para afetar somente o beta-amiloide danoso – e não mais o tecido cerebral. Os pesquisadores descobriram, então, que 80% dos pacientes desenvolveram seus próprios anticorpos contra o beta-amiloide, sem sofrer quaisquer efeitos adversos durante os três anos do estudo.
Segundo os cientistas, esses resultados sugerem que a vacina CAD106 pode se tornar um tratamento tolerável para pacientes com Alzheimer nos níveis leve ao moderado. Para atestar a real eficácia da vacina, entretanto, serão necessários que testes maiores, com um número maior de voluntários, sejam realizados.

Prevenção natural contra o câncer e Próstata

Licopeno:

A prevenção natural contra o câncer de próstata



O licopeno é a substância que dá a cor vermelha ao tomate, à cenoura, à goiaba, ao mamão, à melancia e a outros alimentos com essa cor. É uma substância antioxidante que, quando absorvida pelo organismo, minimiza a ação dos radicais livres nas células.
Muitas pesquisas mostram o licopeno com propriedades para diminuir o risco de câncer de próstata e de doenças cardiovasculares. Boas fontes de licopeno, como o tomate, a cenoura e a melancia, devem fazer parte da dieta de quem quer se beneficiar das propriedades desse nutriente. O licopeno contribui também para atrasar o envelhecimento da pele e, por isso, auxilia no combate aos males dos raios ultravioleta.

Ele é mais bem absorvido quando o tomate é cozido e acompanhado de gorduras saudáveis, como a do azeite extravirgem de oliva, que facilitam o transporte da substância no organismo.
O licopeno presente na melancia e no mamão é muito biodisponível, sendo sua capacidade de absorção em torno de 60%.
No tomate cru, fica perto dos 13%, mas, quando cozido, sobe para 70%.
Os molhos de tomates naturais são, portanto, uma ótima fonte de licopeno.
É graças a esse nutriente que existem pesquisas indicando a capacidade de o tomate reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata.
Há também estudos que dão ao licopeno o status de atuar contra tumores de esôfago, pele e pulmão.
Cada 100 g de tomates maduros contêm de 3,1 mg a 7,7 mg de licopeno.
O suco de tomate tem em torno de 150 mg de licopeno por litro.
A quantidade de 30 mg já traz benefícios ao nosso organismo
Fonte: Site - curapelanatureza

By Pietra Py

ORTODONTIA HOJE

_ Você sabe qual a melhor idade para uma consulta com o Ortodontista?
_Sete anos de idade é uma boa idade para a avaliação da dentição. 
Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria das más oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema.
Perguntas e Respostas - Ortodontia 
1) Qual a melhor idade para uma consulta com o Ortodontista?
Sete anos de idade é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria das más oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema.
2) O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?
Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença gengival devido a maior dificuldade de se higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais susceptíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados ou uma face afetada pela má oclusão podem prejudicar a auto estima do indivíduo. Perda de osso em volta dos dentes, dores musculares na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido a falta de tratamento ortodôntico. 
3) Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?
Sim. Desde que haja saúde das estrutura em volta do dente a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Atualmente 25% dos pacientes são pacientes adultos. Existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos os para o tratamento de adultos. A principal diferença entre o tratamento de adultos e crianças/adolescentes é o fato do adulto não apresentar mais crescimento ósseo, o que limita em alguns casos a correção total da má oclusão em casos de discrepância das bases ósseas. Nos adultos as discrepâncias significativas de bases ósseas normalmente só são corrigidas com cirurgias ortognáticas. 
4) Aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes?
Normalmente não. Estes problemas só ocorrem nos pacientes que negligenciam a higiene bucal durante o tratamento. Todos os pacientes recebem instruções sobre como fazer a limpeza dos dentes e do aparelho e orientação para manter uma alimentação adequada durante o uso dos aparelhos. Hoje Existem materiais que previnem as cáries, como a "cola" utilizada para fixar os aparelhos fixos - elas já vem com flúor incorporado em sua fórmula, o que previne a descalcificação do esmalte dentário. 
5) Qual o melhor: aparelho fixo ou aparelho removível ?
Os dois tipos de aparelho funcionam bem desde que bem indicados. Normalmente os aparelhos removíveis são mais indicados antes da chegada de todos os dentes permanentes. Para que o aparelho removível atinja seu objetivo é necessário que o paciente seja colaborador e use o aparelho na maior parte do dia.
Os aparelho fixo tem um resultado mais previsível por não contar tanto com a colaboração do paciente. Normalmente o tratamento com estes tipos de aparelho são mais rápidos do que com os removíveis. Por outro lado o paciente que utiliza o aparelho fixo deve tomar maior cuidado com a alimentação e com a higiene bucal. 
6) Os "Cisos" interferem na posição dos incisivos inferiores ?
Existem controvérsias sobre este assunto, mas a maioria dos artigos publicados sobre este tema indica que não. Parece que o apinhamento (mudança da posição) dos incisivos inferiores é causado por vários motivos, dentre eles os principais: 
a) Estreitamento da face, que ocorre ao longo de toda vida; 
b) Falta de desgaste dos dentes. Devido ao tipo de alimentação atual os dentes não sofrem desgastes e por isso não ficam mais estreitos como acontecia há centenas de anos atrás. Como a face se estreita e os dentes não, falta espaço. 
c) Crescimento terminal da mandíbula. A mandíbula apresenta um crescimento que coincide com a época de aparecimento dos "Sisos". Este crescimento faz com que os dentes inferiores mudem de posição ao serem forçados contra os dentes superiores. Como o siso ao nascer fica um pouco dolorido e o apinhamento dos incisivos coincide com esta fase, o paciente pensa que são os "sisos" que estão empurrando os dentes para frente. 
Obs: "Siso" é utilizado popularmente como abreviação de "dente do siso". Siso é sinônimo de Juízo. Este termo "dente do siso" ou "dente do juízo" surgiu porque os Terceiros molares aparecem aproximadamente aos 18 anos. 
7) Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?
Depende muito de cada caso. Fatores como severidade do problema, tipo de crescimento da face, idade e nível de cooperação do paciente, interferem no tempo de tratamento. Tratamentos mais simples como correção de mordidas cruzadas em crianças ou pequenos movimentos dentários em adultos duram aproximadamente 6 meses. A maioria dos tratamentos com aparelho fixo em adolescentes dura aproximadamente 24 meses. Tratamentos com aparelho fixo em casos que requerem extrações de dentes duram aproximadamente 30 meses. Após o tratamento da má oclusão (má posição dos dentes) é necessário o uso de um aparelho removível ou um dispositivo fixo para conter os resultados atingidos.
8 ) É necessário o uso de aparelho removível após o uso de aparelhos fixos ?
Após a correção dos dentes mal posicionados através dos aparelhos fixos (peças de metal ou de cerâmica coladas na parte externa de cada dente) é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito para que o tecidos ósseo e gengival se adaptem às mudanças na posição dos dentes. A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos (os fixos são colados na parte interna dos dentes). Nos caso onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é fundamental a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento. 
9 ) É necessário extrair dentes permanentes no tratamento ortodôntico?
Nos casos onde existe falta de espaço para o correto alinhamento dos dentes, o ortodontista vai avaliar todas as possibilidades para acertar a posição dos dentes sem extrações de dentes permanentes. Antes de ser ortodontista, todo ortodontista é um dentista, o qual tem o maior interesse em manter dentes sadios. No entanto nos casos onde a discrepância entre o tamanho dos dentes e o tamanho do osso é muito significativa, ou a diferença entre as bases ósseas (maxila e mandíbula) é muito evidente, pode ser necessário a extração de dentes permanentes. 
10) Os dentes ficam estáveis por toda vida após o tratamento ortodôntico?
Em muitos casos podem haver modificações nas posições dos dentes após a interrupção do uso dos aparelhos de contenção. Isto é devido às mudanças que ocorrem com o passar dos anos com os ossos e músculos da face. Assim como a pele se modifica através dos anos, normalmente aparecendo algumas rugas com o avançar da idade, podem ocorrer alterações nas posições dentárias. Estas alterações não devem ser consideradas recidiva do tratamento ortodôntico, pois mesmo indivíduos que nunca utilizaram aparelho, apresentam estes tipos de alterações. 
11) Os aparelhos estéticos mudam de cor ao longo do tratamento?
Existem diferentes tipos de aparelhos estético. Os mais simples (feitos de um material plástico) podem sofrer alteração de cor ao longo do tratamento. Os aparelhos feitos de porcelana ou de safira não alteram sua cor durante o tratamento. Além da questão estética, estes últimos são mais resistentes que os primeiros e portanto permitem um tratamento mais eficiente.

By Ana Laura

Tempos Modernos e o Chocolate


Tempos modernos, o chocolate deixa de ser apenas uma guloseima deliciosa. O chocolate, desde a Antigüidade, é usado para relaxantes banhos de espuma, fazendo o papel de revitalizante para a pele ressecada, desnutrida e foto-envelhecida. Atualmente em evidência, os banhos são feitos em clínicas de estética, no Ofurô ou com produtos especiais para se fazer em casa. Eles são indicados para o inverno, pois mantêm a hidratação e maciez cutânea, além de preparar a pele para o verão.
O chocolate, devido à sua ação nutritiva, deixa a pele bem umectada com brilho, grande viço e vida, tornando-a macia e aveludada. “As gorduras presentes na massa do cacau formam uma barreira protetora que não deixa a umidade natural da epiderme escapar”, salienta. Além disso, o apelo sensorial que envolve o chocolate causa uma sensação bastante agradável. Kátia acrescenta que, na França, o banho é feito com o chocolate derretido passado diretamente no corpo.
Atualmente, é possível encontrar banhos de espuma, sabonete líquido, gomagens, esfoliantes, máscaras, leites e emulsões hidratantes, tudo à base de chocolate, em lojas especialidades em produtos de beleza. Além de hidratar, os novos produtos prometem deixar o corpo com um perfume inconfundível. Uma das celebridades que utiliza o tratamento é a cantora Madonna, que, em suas entrevistas, já revelou que é adepta da barra de chocolate escuro com manteiga de cacau.
No entanto, o uso do chocolate em tratamentos de beleza não é uma ideia nova. Há cerca de 500 anos, os antigos astecas já consideravam o “xocoalt” - na língua nativa - mais do que um alimento. “Naquela época, eles utilizavam a essência do cacau em banhos relaxantes”, informa. Porém o benefício era restrito somente a quem era próximo ao rei, como Cleópatra, que se banhava para manter sua beleza e se sentir mais sensual.
CHOCOLATE DIET OU LIGHT
Dados do IMETRO, ( Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ) mostram bem essa questão.
De acordo com a legislação:
Termo Diet pode, opcionalmente, ser utilizado em alimentos produzidos para indivíduos com exigências físicas e/ou que sofrem de doenças específicas como, por exemplo, Diabetes. Nesses casos podem ser incluídos - alimentos indicados para as dietas com restrição dos nutrientes: carboidrato, gordura, proteínas e sódio – alimentos exclusivamente empregados para controle de peso – alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcar.
O termo Light, por sua vez, pode, opcionalmente, ser utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico e os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.
Portanto, com a retirada ou redução de algum nutriente, o alimento pode apresentar uma diminuição de calorias, e o consumidor que deseja emagrecer deve estar atento à tabela nutricional, que é obrigatória para estes produtos, e verificar se esta redução é significativa e justifica a substituição do alimento convencional pelo diet ou light, que costumam ser mais caros que os convencionais.
O consumidor deve ficar atento também para os alimentos que são considerados Light, pois, além da redução de, pelo menos, 25% do nutriente, esta redução deve significar, no mínimo, uma quantidade absoluta do mesmo. No caso de alimento sólido, por exemplo, no que se refere ao valor calórico, que é o caso mais comum, o valor total da redução deve ser, no mínimo, de 40 calorias para cada 100g de alimento e para os líquidos esse valor deve ser, no mínimo, de 20 calorias para cada 100ml.
É importante que fique claro que nem todos os produtos denominados como diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Um exemplo clássico é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo ao do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas pois é isento (restrito) em açúcar, mas não para as pessoas que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura, o que faz com que seu valor calórico se aproxime ao do chocolate normal.
"QUERO CHOCOLATE"

Quem nunca teve um dia de ruim e acabou descontando todo o estresse em cima do namorado (a) e resolveu todos os seus conflitos devorando uma barra inteirinha de chocolate? Pode até ser que isso não ponha um fim nos seus problemas, mas, vai dizer que um chocolate não te faz ver o mundo de uma outra forma? O Brasil é o sétimo país no ranking dos maiores consumidores de chocolates, perdendo apenas para países do “Primeiro Mundo”.

Pode parecer mentira, mas essa doce tentação traz alguns benefícios à saúde! Conhecido como o maior rival daqueles que lutam contra a balança, o chocolate ajuda a diminuir a ansiedade, estimula a concentração e alivia a dor de cabeça, segundo pesquisas recentes. Há, ainda, quem diga que ele ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, pois possui antioxidantes que atuam nessa função. 
Flavonóides
(flavonóides - é o nome dado a um grande grupo de metabólitos secundários da classe dos polifenóis, componentes de baixo peso molecular encontrados em diversas espécies vegetais. Os diferentes tipos de flavonóides são encontrados em frutas, flores e vegetais em geral, assim como em alimentos processados como chá e vinho).
Tudo bem que cada 100 gramas dessa delícia fornece, em média, 530 calorias, mas muitos acreditam que vale à pena correr o risco. Os “chocólotras”, como são conhecidas as pessoas que não conseguem viver sem esse alimento, ainda defendem a “tese” de que ele é capaz de proporcionar uma sensação única e indescritível de bem estar.
Para quem ainda duvidava, vale ressaltar que ele pode sim causar dependência por conter em sua fórmula a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Quanto à sensação de tranquilidade e felicidade, a explicação está no fato de ele conter alto teor de serotonina, substância presente nos antidepressivos e que tem sua função ligada diretamente à alteração do nosso humor.
Contudo, se a sua dúvida era a respeito das espinhas, esqueça essa história! Nenhum estudo comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas.
Mas, quando o assunto é prazer, no sentido sexual da palavra, aí sim a lenda faz jus à realidade! Esse alimento libera endorfinas e encefalinas que produzem essa sensação!
Em relação aos produtos lights e diets: Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do "diet" precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" tem menos gordura e, portanto, menos calorias. 
É importante que você saiba que a Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura. Vale lembrar que esse limite é indicado para uma pessoa que não apresenta problemas de saúde.
Depois de todas essas razões, a escolha é sua. Para quem já desistiu de lutar contra essa tentação, a dica é optar pelas suas versões amargas, que contém menos gordura. Afinal, é Páscoa e já existem no mercado diversas novidades que te ajudarão a manter a forma sem sofrer tanto durante esse período do ano!
COBERTURA PARA QUE?
Pense bem antes de incrementar o sorvete com caldas, frutas ou farofa. Alguns itens têm mais calorias que o próprio sorvete.
1 colher de sopa de calda de chocolate contém 56Kcal
Estamos aqui apenas dando dicas de como comer com menos calorias e ficar de bem com a balança, aproveite as dicas e até a próxima.
By Evelyn Funari e Karina Andrade 
 (As fotos são meramente ilustrativas)