Vitaminas e Nutrição

Posted by Unknown on 08:50 with No comments

Vitaminas e Nutrição



As causas do problema - A anemia não tem a ver diretamente com a falta de uma vitamina e, sim, com a ausência de um mineral — no caso, o ferro. "Uma das causas do aumento da incidência pode ser o desmame precoce", conta Fizberg. "Ao contrário do leite materno, o da vaca é uma fraca fonte de ferro." Outra suposta causa seria a dieta mal equilibrada — e esta pode ocasionar a falta de vitamina C.
O que seria do feijão sem a laranja, sem vitamina C, visto que a quantidade de ferro fornecida pelos vegetais é irrisória.
Qualquer análise de laboratório mostra que o feijão, por exemplo, é rico em ferro. No corpo humano, porém, a sua contribuição é pequena: o intestino consegue absorver apenas cerca de 10% desse mineral contido no cereal.
Sem vitamina C, o ferro pode não ser aproveitado pelo corpo humano. - Há vinte anos, entre 10% e 35% das crianças brasileiras com menos de três anos de idade eram anêmicas. A proporção variava conforme a região do país. Em 1992, um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo apontou que a situação se agravara terrivelmente: 55% dos paulistas em idade pré-escolar tinham anemia. Atualmente, são 80%. "Essa porcentagem elevadíssima indica que o problema não é privilégio das classes carentes", diz o médico nutrólogo Mauro Fizberg, professor da Universidade Federal de São Paulo. "A má nutrição é encontrada nas crianças das classes média e alta."
Se, no entanto, o feijão for acompanhado de uns bons goles de suco de laranja ou qualquer fruta cítrica, a história será diferente. "As moléculas de vitamina C do suco dão uma espécie de empurrão para o ferro de origem vegetal entrar no organismo", explica Fizberg. "Assim, sua absorção pode chegar a 40%."