TABAGISMO: A OUTRA FACE

Posted by Unknown on 09:03 with No comments

TABAGISMO: A OUTRA FACE



Tabagismo pode estar ligado ao aumento de peso?
O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma ou mais doenças.
Principais doenças causadas pelo cigarro:
- Câncer de pulmão - Câncer de boca - Câncer de laringe - Câncer de estômago - Leucemia - Infarto do miocárdio - Enfisema nos pulmões - Impotência sexual - Bronquite - Trombose vascular - Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes) - Catarata
- Aneurisma arterial - Rinite Alérgica - Úlcera do aparelho digestivo - Infecções respiratórias - Angina.
Pesquisas

O vício do cigarro atinge aproximadamente 140 mil adultos, entre homens e mulheres, em Manaus. Este número representa 11,9% de fumantes adultos, entre um total de 1.176.470 habitantes maiores de 18 anos na capital em 2011. Os registros de fumantes apresentam queda no estado, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Atualmente, a média de fumantes na capital é 2,9 pontos percentuais abaixo da média nacional, calculada em 14,8%.
Uma das maiores preocupações dos profissionais da saúde são os reflexos deste vício. O cigarro ocasiona diversos tipos de doença, como o câncer de laringe. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, o número de incidência desse tipo de tumor é de 16 casos para cada 100 mil habitantes, quase três vezes maior que a média mundial, de 6 a 7 casos por 100 mil pessoas.
Segundo dados da pesquisa em Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em 2011, em Manaus foram diagnosticados 16 novos casos de câncer de laringe somente na rede pública de hospitais. Em 2011 também foram registrados 23 casos de pessoas que vieram à óbito devido ao tumor na laringe.
Contudo, o percentual de fumantes ativos vem diminuindo a cada ano. De 2006 para 2011, houve redução de 4,3 pontos percentuais, passando de 16,2% para 11,9%. Entre os fatores que influenciaram diretamente na redução do número de fumantes em Manaus, estão as ações voltadas ao combate ao tabagismo, como o Dia Mundial sem Tabaco.

A meta do Ministério da Saúde em todo país é de que 20 a 30% dos fumantes saiam do vício. Em 2009, 153 pessoas foram atendidas. Em 2010, o número subiu para 355. No ano passado passou para 627. Desses, 57% deixaram o cigarro, número superior a meta nacional
(14,8% da população com mais de dezoito anos).
Veja as substâncias contidas em um único cigarro
..ainda há tempo...
Pare de fumar!