Histórico das Vitaminas

Posted by GWC Seu Portal Eco Cultural Informativo on 08:52 with No comments

Histórico das Vitaminas



Vitaminas - Conceito: 
São substâncias que formam um grupos de quatorze compostos orgânicos essências ao ser humano, as quais, introduzidas no organismo em pequenas quantidades, participam da regulação do metabolismo e facilitam o processo de transferência energética e a síntese dos tecidos orgânicos, ou seja, as vitaminas desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa contra as infecções , na nutrição, favorecendo a assimilação dos alimentos. A falta delas na alimentação do homem determina estados mórbidos definidos: xerofitalmia, beribéri, anemia, escorbuto, raquitismo etc.
Um breve histórico das vitaminas 
As vitaminas foram descobertas no início do século XX por cientistas que pesquisavam os efeitos dos diferentes tipos de alimentos na dieta. Mas, muito antes desse ponta-pé inicial, a importância das vitaminas para o bom desempenho das funções orgânicas já havia sido reconhecida de maneira indireta. As grandes viagens marítimas servirá não só para desenvolver a economia européia, como também de uma forma específica, para a observação do processo degenerativo dos corpos daqueles seres que participaram desse aventura e que por precária fonte alimentar começaram a apresentar problemas decorrente da carência de certos alimentos. Assim, aqueles "marinheiros que permaneciam embarcados durante longas períodos, sem poder renovar seus suprimentos alimentares. Na falta de frutas frescas, alguns marinheiros morriam de escorbuto, uma doença que causa espasmos musculares, tonteiras, falta de apetite, grande sangramento das gengivas, deterioração da pele, infecções e, finalmente, morte." A partir de 1750 vários experimentos foram feitos e passou-se a inserir na dieta dos marinheiros frutas cítricas como suprimento alimentar. Percebeu-se que enquanto era mantidas a dieta todos permaneciam saudáveis, e quanto retirada adoeciam.
Classificação das vitaminas - Logo após à Segunda Guerra Mundial a ciência deu um grande passo no conhecimento das vitaminas. Essas substancias essenciais ao bom funcionamento do organismo passaram a ser classificadas em dois grupos diferentes: Hiposolúveis e Hidrosolúveis, ou seja, , o primeiro grupo, apresentavam substâncias químicas solúveis em gordura. o segundo grupo, substâncias solúveis em água.
As vitaminas lipossolúveis como: “A – D – K” são escassamente assimiladas na ausência dos sais biliares.

As vitaminas Hiposolúveis dissolvem-se, sendo armazenadas na gordura e compostos oleosos dentro do organismo; a princípio a ingestão dessas substâncias não são necessárias, pois o organismo produz reservas. Quatro fora as substâncias identificadas: A, D, E e K.